«A Inveja é um mecanismo de defesa que pomos em actuação quando nos sentimos diminuídos no confronto com alguém, com aquilo que tem, com o que conseguiu fazer. É uma tentativa desajeitada de recuperar a confiança, a estima de nós próprios, minimizando o outro»
Uma das coisas que abomino são as pessoas fracas, mentirosas, mesquinhas e invejosas!
Estas pessoas sofrem inevitavelmente de falta de carácter, personalidade e auto estima. Recorrem muitas vezes ao médico, num pedido de socorro, quando o”mal” está dentro delas próprias e não numa caixa de medicamentos x ou y!
Associo este tipo de comportamento a indivíduos que não têm qualquer tipo de esperança naquilo que admiram e por isso mesmo Fraquejam! Este mal consome por dentro o invejoso levando-o a mentir desmedidamente, a enganar e a inventar rumores, o objectivo é sempre prejudicar outrem em prol de ele próprio não ter capacidades de atingir aquilo que inveja!
Acho que este tipo de pessoas tem a incapacidade de se sentir feliz, sendo que, acabam por não só invejar a parte material, mas acima de tudo invejam a nossa própria felicidade! Este conceito de inveja acaba por estar ligado ao meio a que a pessoa é criada(o), á sua formação e educação.
Uma pessoa educada acredita nos seus objectivos, nos seus próprios valores e dificilmente irá sentir inveja de alguém…
O invejoso, muitas das vezes vive em demasia com aquilo que tem, embora nunca se contentando acabam por achar que não é suficiente! Estas pessoas acabam por não ter noção dos valores mais importantes da vida…
Eu jamais terei inveja por alguém ter um carro melhor que o meu, ou por uma outra coisa qualquer… Se por acaso sou objecto de inveja ou rancor, só me resta desprezar tais actos!
E quanto aos que sofrem deste mal oxalá se encontrem dentro de si mesmos e que não se procurem achar nos outros…
Boa semana para todos...
terça-feira, 10 de março de 2009
Quem não tem capacidade inveja.
Postado por Carlos: às 18:57
Marcadores: "Desabafos de inquietação".
Assinar:
Postar comentários (Atom)

0 comentários:
Postar um comentário